quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

"Em que fase o meu filho está, pró?"

Muitos pais apreensivos chegam até mim com algumas dúvidas sobre o desenvolvimento dos seus filhos em sala de aula. Sabemos que, na alfabetização, o desenvolvimento da leitura e escrita é a base para o planejamento anual do professor, o "saber ler e escrever" torna-se algo assustador para os pais. Eu costumo dizer que as piores séries para ensinar é a Alfa e o 3º ano do Ensino Médio, pois, se o aluno não aprende a escrever a culpa é do professor e se o aluno não passa no vestibular a culpa é do professor! (Rs) Mas existe uma informação que falta nesses pais que cobram isto do professor, esta informação normalmente acalma os pais mais amedrontados: em que etapa seu filho está!
A criança elabora diferentes hipóteses de aquisição da leitura e escrita, elas são a sua expressão da sua tentativa de compreender o funcionamento da escrita.

Escrita Pré-Silábica
Não há relação entre a escrita e os aspectos sonoros da fala.
  • Escreve utilizando grafismos e outros símbolos.
  • Utiliza letras para escrever
  • Produz escritas diferenciadas.
Escrita Silábica
A criança tende a utilizar a quantidade de letras que corresponde à quantidade de sílabas que desejam escrever, mas sem relacioná-las ao som.
  • Estabelece relação entre fala e escrita(cada sílaba oral, uma marca) utilizando grafismos outros símbolos.
Escrita Silábico-Alfabética
A criança já sabe que é preciso mais de uma letra para representar os sons da fala, mas ainda nçao consolidou essa descoberta.
  • Estabelece relação entre a fala e a escrita,  utilizando uma letra para cada sílaba ora utilizando mais letras.
Escrita Alfabética
A criança sabe que as sílabas podem ser formadas por uma ou mais letras e já ocorre a relação fonema-letra, Embora haja dificuldades ortográficas, a criança já compreende a lógica do funcionamento do sistema alfabético da escrita.
  • Produz escritas alfabéticas, mesmo não observado as convenções ortográficas da escrita.
É preciso levar em consideração a evolução de cada aluno, por isso é feita uma sondagem inicial e, na sequência, sondagens trimestrais, para que haja, então, mudanças de estratégias para avanço ou permanência. 
Então, querido pai e mãe, quando a professora lhes disser que seu filho está evoluindo corretamente ainda que ele escreva apenas algumas letras para simbolizar uma palavra, acredite nela! rs

Espero ter ajudado vocês! Beijocas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário